I
A festa mariana da Romaxe da Nossa Senhora dos Remédios na Ermida celebra-se todos os anos os dias 8 e 9 de setembro. A ela acodem as pessoas devotas para solicitar pedidos relacionadas normalmente com as diferentes doenças humanas, ainda que também rogam por problemas de índole familiar e social.
Na procissão, que tem lugar antes da missa solene das 13.00 horas, participam duas singulares figuras. Por uma banda, o Meco, que anuncia a sua presença por meio de umas castañolas que porta na mão esquerda, enquanto que na mão direita leva uma vasoira de tojos com a que vai afastando as pessoas para que possa passar o cortejo procesional e, por outra, as Pampórnigas, dois gigantes que simbolizam um homem e uma mulher e que vão danzando uma peça tradicional local.
II
A Convenção da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para Salvaguardar o Património Cultural Inmaterial define este como os usos, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, junto com os instrumentos, objectos, artefactos e espaços culturais que são inherentes a eles, que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconheçam como parte integrante do seu património cultural. Este património, que se transmite de geração em geração e que é recreado constantemente pelas comunidades e grupos em função do seu ambiente, a sua interacção com a natureza e a sua história, introduz um sentimento de identidade e continuidade que contribui ao a respeito da diversidade cultural e à criatividade humana.
O Plano nacional de salvaguardar do património cultural inmaterial aprofunda na importância de valorizar o protagonismo das comunidades, grupos e indivíduos, posuidores e titulares das iniciativas e actuações encaminhadas à investigação, documentação, promoção, transmissão, formação e difusão das manifestações inmateriais da cultura.
A Comunidade Autónoma galega, ao amparo do artigo 149.1.28 da Constituição espanhola e segundo o disposto no artigo 27 do Estatuto de autonomia da Galiza, assume a competência exclusiva em matéria de património cultural e, em exercício desta, aprova-se a Lei 5/2016, de 4 de maio, do património cultural da Galiza (LPCG).
O artigo 1.2 da citada lei estabelece que o património cultural da Galiza está constituído pelos bens mobles, imóveis ou manifestações inmateriais que, pelo seu valor artístico, histórico, arquitectónico, arqueológico, paleontolóxico, etnolóxico, antropolóxico, industrial, científico e técnico, documentário ou bibliográfico, devam ser considerados como de interesse para a permanência, reconhecimento e identidade da cultura galega através do tempo.
O artigo 8.2 da LPCG dispõe que terão a consideração de bens de interesse cultural aqueles bens e manifestações inmateriais que, pelo seu carácter mais sobranceiro no âmbito da Comunidade Autónoma, sejam declarados como tais por ministério da lei ou mediante decreto do Conselho da Xunta da Galiza, por proposta da conselharia competente em matéria de património cultural. Estes bens inscreverão no Registro de Bens de Interesse Cultural da Galiza, trás a incoação e tramitação do correspondente expediente, segundo ditamina o título I da LPCG e o Decreto 430/1991, de 30 de dezembro, pelo que se regula a tramitação para a declaração de bens de interesse cultural da Galiza e pela que se acredite o Registro de Bens de Interesse Cultural.
O artigo 9.3.a) da LPCG estabelece que se consideram bens do património cultural inmaterial os usos, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, junto com os instrumentos, objectos, artefactos e espaços culturais que lhes são inherentes, que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconheçam como parte integrante do seu património cultural. Em concreto, no ponto quinto deste artigo incluem-se «os usos sociais, rituais, cerimónias e actos feriados».
O artigo 70.4 da LPCG dispõe que a declaração de interesse cultural de um bem inmaterial requererá o pedido expressa prévia das comunidades e organizações representativas do bem, que será incorporada ao expediente que se tramite.
O artigo 70.5 da LPCG estabelece que a declaração de interesse cultural de um bem inmaterial reconhecerá o seu carácter vivo e dinâmico.
O artigo 70.6 da LPCG expõe que a declaração de interesse cultural de um bem inmaterial recolherá o marco temporário e espacial no qual o bem se manifesta, assim como as condições concretas nas que se produz.
O artigo 91 da LPCG indica que integram o património etnolóxico da Galiza os lugares, bens mobles ou imóveis, as expressões, assim como as crenças, conhecimentos, actividades e técnicas transmitidas por tradição que se considerem relevantes ou expressão testemuñal significativa da identidade, da cultura e das formas de vida do povo galego ao longo da história.
III
A Direcção-Geral do Património Cultural publica no Diário Oficial da Galiza número 203, de 21 de outubro de 2024, a Resolução de 8 de outubro pela que se incoa o procedimento para declarar bem de interesse cultural do património inmaterial a Romaxe da Nossa Senhora dos Remédios na Ermida (Quiroga).
O artigo 18.2 da LPCG estabelece que é necessário o relatório favorável e motivado sobre o seu valor cultural sobranceiro de, ao menos, duas das instituições consultivas especializadas às que se refere o artigo 7 do citado texto legal. Depois de realizar este trâmite, constam no expediente administrativo ambos os informes favoráveis e motivados sobre o valor cultural sobranceiro da manifestação inmaterial, precisos para poder declarar bem de interesse cultural a Romaxe da Nossa Senhora da Ermida.
No período de exposição pública da proposta de incoação e do expediente administrativo não se apresentaram alegações.
A tramitação administrativa deste expediente tem em conta a Carta de Faro (Convénio marco do Conselho da Europa sobre o valor do património cultural para a sociedade, de 2005), que parte da visão do património cultural inmaterial centrada nas pessoas e nos seus direitos culturais.
Considera-se portadora toda aquela pessoa que possua saberes, conhecimentos, técnicas e métodos relacionados com o estudo, memória e vivência da Romaxe da Nossa Senhora dos Remédios na Ermida. Assim, todas aquelas pessoas que participam na celebração, na salvaguardar e na transmissão devem ser consideradas pessoas pertencentes à comunidade portadora da manifestação inmaterial denominada Romaxe da Nossa Senhora dos Remédios na Ermida. No expediente favoreceu-se a sua participação, assim como a de qualquer outra pessoa interessada, com a abertura do prazo de um mês para apresentar alegações. A participação é um princípio fundamental que garante o reconhecimento da manifestação cultural pelas pessoas e as comunidades portadoras que a identificam como parte da sua herança cultural e da sua identidade como povo, de jeito que é uma ferramenta imprescindível para completar a caracterización do bem inmaterial que se está a reconhecer.
Na tramitação do expediente, portanto, cumpriram-se todos os trâmites legalmente preceptivos de acordo com a normativa vigente.
Na sua virtude, por proposta do conselheiro de Cultura, Língua e Juventude, e depois da deliberação do Conselho da Xunta da Galiza na sua reunião do dia sete de setembro de dois mil vinte e seis,
DISPONHO:
Primeiro. Declaração de bem de interesse cultural
Declarar bem de interesse cultural a Romaxe da Nossa Senhora dos Remédios na Ermida (Quiroga), conforme ao descrito no anexo I deste decreto.
Segundo. Anotação no Registro de Bens de Interesse Cultural da Galiza
Ordenar que se anote esta declaração de bem de interesse cultural no Registro de Bens de Interesse Cultural da Galiza e que se lhe comunique ao Inventário Geral do Património Cultural Inmaterial da Administração geral do Estado.
Terceiro. Publicação
Publicar este decreto no Diário Oficial da Galiza e no Boletim Oficial do Estado.
Quarto. Notificação
Notificar-lhes este decreto à Câmara municipal de Quiroga, à Diocese de Lugo e às pessoas interessadas.
Quinto. Recurso
Contra este acto, que esgota a via administrativa, as pessoas interessadas podem interpor potestativamente recurso de reposição, no prazo de um mês contado desde o dia seguinte ao da sua publicação perante o órgão que ditou o acto, ou directamente recurso contencioso-administrativo, no prazo de dois meses desde o dia seguinte ao da sua publicação, perante a Sala do Contencioso-Administrativo do Tribunal Superior de Justiça da Galiza.
Disposição derradeiro. Eficácia
Este decreto terá eficácia desde o dia seguinte ao da sua publicação no Diário Oficial da Galiza.
Santiago de Compostela, sete de setembro de dois mil vinte e seis
O presidente
P.S. (Artigo 26.7 da Lei 1/1983, de 22 de fevereiro,
da Junta e da sua Presidência)
Diego Calvo Pouso
Conselheiro de Presidência, Justiça e Desportos
José Carlos López Campos
Conselheiro de Cultura, Língua e Juventude
Anexo I
Descrição da manifestação inmaterial
1. Denominação: Romaxe da Nossa Senhora dos Remédios na Ermida.
2. Natureza e condição:
• Natureza: inmaterial.
• Condição: manifestação.
• Categoria: usos sociais, rituais, cerimónias e actos feriados (artigo 9.3.a), 5º LPCG).
• Interesse: etnolóxico.
3. Contexto histórico da Romaxe da Nossa Senhora dos Remédios na Ermida.
No lugar no que na actualidade se celebra a Romaxe da Nossa Senhora dos Remédios na Ermida surgiu uma devoção mariana cuja origem se lembra popularmente por meio de duas lendas que registou o etnógrafo Xosé Manuel Blanco Prado.
Uma primeira lenda relata «que certo dia, há disto muito tempo, um homem com muita sede achegou-se a beber ao regato que passa pela Ermida. Ali viu uma imagem da Virxe na ribeira talhada em pedra. O homem, depois de beber, deu conta na aldeia do que lhe acontecera no rio. Os residentes do lugar, depois de ter uma reunião, decidiram levar a imagem em procissão até a igreja parroquial, onde a colocaram num altar. Porém, ao domingo seguinte, quando os vizinhos e as vizinhas da freguesia foram ouvir missa, viram abraiados que a imagem desaparecera. O seu descubridor, levado por um pressentimento, voltou ao regato onde encontrou novamente a imagem. Os habitantes da aldeia organizaram uma nova procissão até a igreja, colocaram a imagem outra vez no altar e, a seguir, fecharam o templo sob chave. O labor foi inútil, já que a imagem voltou desaparecer para aparecer de novo à beira do regato. A vizinhança da aldeia, convencida de que o desejo da Virxe era o de ficar nesse lugar, construiu-lhe ali mesmo uma capela e, desde então, não voltou desaparecer».
Uma segunda lenda sobre a origem do lugar onde se celebra a manifestação inmaterial reza «que, no século XIV, um peregrino francês que ia venerar o apóstolo Santiago portava uma imagem da Virxe provavelmente roubada em algum recinto sagrado que lhe svira de hospedaxe. Como se sentiu doente, acudiu ao hospital sanxoanista da Encomenda em Quiroga, ocultando previamente a imagem mariana. Passado o tempo, um vizinho da Ermida chamado Lorenzo Estévez sonhou que sobre a colina próximo da aldeia, no que havia restos de um antigo templo paleocristián, resplandecía uma luz. Depois de limpar o lugar, encontrou a imagem da Virxe, que foi levada à igreja parroquial, retornando três vezes ao lugar de aparecimento».
O comendador de Quiroga, segundo Xosé Manuel Blanco Prado, foi informado dos feitos acontecidos e aprovou a reconstrução do recinto sagrado, momento no que se encontrou o denominado Crismón de Quiroga, um disco circular de mármore do século IV ou V da nossa era, que é testemunha da comunidade cristã que existiu no lugar nesse tempo.
O Crismón de Quiroga ou Crismón da Ermida foi estudado por Jaime Magro Gómez, do que destaca a sua singularidade dentro de toda a orbe cristã. Além disso, o supracitado autor situa o lugar sagrado da Ermida como um dos três núcleos identificados, na actual Diocese de Lugo, dentro do âmbito paleocristián.
A devoção à Virxe mantém no tempo e no ano 1622, no livro da Confraria da Nossa Senhora da Ermida, descrevem-se em detalhe aspectos da celebração da manifestação inmaterial que, do mesmo modo que na actualidade, já tinha lugar os dias 8 e 9 de setembro. Nele também se referencian as Pampórnigas e o Meco.
O santuário actual consta de uma nave principal e do presbiterio, que datam do século XVII. Posteriormente, no ano 1733, constrói-se a nave lateral, separada da principal por pilares, mais estreita que a anterior e coberta com um telhado de uma só vertente. No interior do recinto, no retablo do altar maior, de dois corpos e três ruas, encontra-se, entre outras talhas, a nossa Senhora da Ermida, que data do século XVI.
4. Desenvolvimento da celebração da manifestação inmaterial: o seu marco temporário e espacial.
A festa mariana da Romaxe da Nossa Senhora dos Remédios na Ermida comemora-se todos os anos os dias 8 e 9 de setembro. Previamente, celebra-se uma noveno desde o dia 30 de agosto até o 7 de setembro. Ao remate de cada dia da noveno, um grupo de cinco ou seis homens cantam-lhe loas à Virxe e a cada uma delas as pessoas assistentes respondem-lhe com as seguintes palavras: «Seja sempre a nossa advogada, Virxe Santa da Ermida».
O último dia da noveno, ao rematar a missa, uma procissão, na que não participa nem o Meco nem as Pampórnigas, vai pela estrada do Courel até a Patela, passa pela Ameixeira e retorna ao templo.
O recinto sagrado no que se celebra a Romaxe da Nossa Senhora dos Remédios na Ermida está localizado na aldeia homónima, a freguesia de Santa María da Ermida, da câmara municipal de Quiroga. No interior do imóvel há quatro quadros pintados no ano 1882 que representam factos milagrosos vinculados ao santuário que tiveram lugar no século XVIII. Os dias da celebração da romaxe tiram do interior e põem na fachada central do templo.
Os romeiros e as romeiras, uma vez rematada a procissão e as missas, vão ao souto do Vale, no que desfrutam de um tempo de lazer, compram produtos locais, como rosquillas, e à noite umas orquestras animam as pessoas assistentes.
5. Descrição do desenvolvimento da celebração da manifestação inmaterial.
Os dias 8 e 9 de setembro chegam romeiros e romeiras de toda a contorna do lugar da Ermida, na câmara municipal de Quiroga, para celebrar a Romaxe da Nossa Senhora dos Remédios. Algumas destas pessoas deslocam ao santuário descalzas ou ajoelhadas. Além disso, há devotas que acodem vestidas com mortallas, em agradecemento pela curação de alguma doença grave ou pela solução de algum problema familiar. A mortalla consiste numa vestidura de cor branca que levam as devotas desde a cabeça até a metade do corpo.
Os pedidos das pessoas devotas estão relacionadas normalmente com as diferentes doenças humanas, ainda que também rogam por problemas de índole familiar e social. As pessoas oferecidas, com o fim de manifestar uma atitude de submissão à Virxe, realizam uma série de rituais destinados a solicitar a ajuda da Virxe ou de agradecer o favor já recebido.
As pessoas que participam na Romaxe da Nossa Senhora dos Remédios cumprem com dois rituais. Um primeiro, vinculado à liturxia oficial, que consiste em assistir e em escutar alguma das missas que se celebram pela manhã (quatro o dia 8 e três o dia 9), e um segundo ritual, mais próprio da relixiosidade popular, como é o ritual de contacto com a advocação mariana, que consiste em bicar o manto da Virxe e uma das duas cintas acaroadas a este.
A procissão celebra-se antes da missa solene das 13.00 horas e começa com o Meco, uma personagem lendario da comunidade, que anuncia a sua presença por meio de umas castañolas que porta na mão esquerda, enquanto que na mão direita leva uma vasoira de tojos com a que vai afastando as pessoas para que possa passar o cortejo procesional. O Meco leva posta uma careta de madeira com traços demoníacos e na cabeça um sombreiro de cor vermelha, que se prolonga até o lombo formando uma espécie de mulida. A camisola e o pantalón que veste também são de cor vermelha, ainda que o pantalón tem umas franjas laterais de cor branca, com pequenos ressaltes de cor vermelha.
Atrás do Meco vão as Pampórnigas, que são dois gigantes que simbolizam um homem e uma mulher que vão danzando uma peça tradicional do lugar. Por este motivo, os seus portadores têm que ter uma certa destreza, experiência e resistência física. As suas cabeças são de madeira e o seu armazón é na actualidade de aluminio. A Pampórniga que simboliza uma mulher vai tocada com um sombreiro e vestida com um fato vermelho e, ademais, leva pendurado dos lábios um cacho de uvas. A Pampórniga que representa um homem leva posto um sombreiro de cor azul e fuma em pipa.
A seguir, um grupo de gaiteiros toca uma peça tradicional da comunidade local que foi recuperada por um gaiteiro contemporâneo chamado Colomán. Finalmente, vão os elementos propriamente religiosos, como o estandarte parroquial, acompanhado de outros estandartes de freguesias da contorna. A seguir, vai a imagem da Virxe, levada nas andas por quatro devotas da comunidade; a seguir, os curas que posteriormente ofician a missa solene e, por último, o resto das pessoas devotas.
Quando a procissão retorna à igreja, as Pampórnigas colocam-se nas xambas da porta e inclinam as suas cabeças no momento em que a imagem da Virxe entra no recinto. Uma vez que começa a celebração da missa, o Meco fica no adro da igreja no que se desenvolve um ritual profano que consiste em que alguns dos fregueses, tanto da freguesia coma de fora, lhe botam moedas ao chão. No momento no que o Meco se dobra para recolhê-las, algumas pessoas dão-lhe labazadas na mulida e ele defende-se com a vasoira de tojos.
6. Valoração cultural.
A celebração da Romaxe da Nossa Senhora dos Remédios na Ermida desenvolve-se desde há séculos de um modo que quase não mudou com o passo do tempo. De facto, malia as proibições do passado das autoridades eclesiásticas e civis, sobretudo as de 21 de julho de 1780 do monarca Carlos III, que impedia o aparecimento de gigantes, cabezudos, claríns e todo o tipo de improperios, dada a sua falta de decoro, nas celebrações eclesiásticas. Persistem na celebração as figuras do Meco e das Pampórnigas, como me as for extraordinárias numa romaría eclesiástica, na que recebem nomes originais que não se repetem noutra romaría galega.
Outro aspecto próprio da manifestação inmaterial que faz com que seja singular em relação com o resto das romarías da Galiza é a representação escenográfica que trata sobre a luta entre a fé e o maligno, representado pelo Meco. Nesta cenografia participam também as amortalladas, outro elemento singular da celebração, que avançam cobertas seguindo a Virxe, enquanto a gaita só repetindo sempre a mesma peça, melodia que dançam tanto o Meco coma as Pampórnigas. Posteriormente, outro momento determinante desta singular representação escenográfica é quando a Virxe entra na igreja e o demónio (o Meco) se prostra ante ela e ante o povo (as Pampórnigas). A fé resguarda no templo e o demónio, que jamais entra na igreja, joga com os que ficam, o que é uma metáfora da casa de Deus.
A Romaxe da Nossa Senhora dos Remédios na Ermida tem um valor cultural sobranceiro no âmbito da Comunidade Autónoma da Galiza, ao tratar de uma manifestação inmaterial que mantém o respeito pela tradição e pelos rituais, que foram e são transmitidos de geração em geração, o que reflecte a apropriação identitaria feita da manifestação inmaterial pela vizinhança da Ermida, na câmara municipal de Quiroga, ao longo dos anos.
7. A comunidade portadora e as formas de transmissão.
Considera-se portadora aquela pessoa que possui saberes, conhecimentos, técnicas e métodos relacionados com o estudo, com a memória e com a vivência da Romaxe da Nossa Senhora dos Remédios na Ermida. Portanto, todas aquelas pessoas que activam nas suas vidas a vivência da romaría, com o fim da sua reprodução, salvaguardar e transmissão, devem ser consideradas pessoas pertencentes à comunidade portadora da manifestação inmaterial da Romaxe da Nossa Senhora dos Remédios na Ermida.
As pessoas que celebram a romaría nestes momentos exceden a vizinhança do âmbito parroquial e mesmo autárquico. De facto, reúnem no lugar fiéis das câmaras municipais da contorna, como Bóveda, O Courel, O Incio, Monforte de Lemos, A Pobra do Brollón ou Ribas de Sil.
A transmissão do misticismo, dos rituais, das lendas, das operações e das tradições que compõem a manifestação inmaterial realizou-se e realiza-se fundamentalmente de forma oral, dentro de um marco familiar e vicinal no que adoptam participar várias gerações.
Anexo II
Medidas de salvaguardar
O artigo 1 da Lei 5/2016, de 4 de maio, do património cultural da Galiza, tem como objectivo a protecção, conservação, difusão e fomento do património cultural da Galiza constituído pelos bens e manifestações inmateriais que, pelo seu valor, devam ser considerados como de interesse para a cultura galega através do tempo e também por aqueles bens e manifestações inmateriais de interesse para A Galiza nos que concorra algum dos valores assinalados e que se encontrem na Galiza, com independência do lugar em que se criassem.
O artigo 9.3 da supracitada lei estabelece que se consideram bens do património cultural inmaterial os usos, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, junto com os instrumentos, objectos, artefactos e espaços culturais que lhes são inherentes, que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconheçam como parte integrante do seu património cultural. Em concreto, no apartado quinto deste artigo incluem-se «os usos sociais, rituais, cerimónias e actos feriados».
Além disso, o artigo 91 dispõe que integram o património etnolóxico da Galiza os lugares, bens mobles ou imóveis, as expressões, assim como as crenças, conhecimentos, actividades e técnicas transmitidas por tradição, que se considerem relevantes ou expressão testemuñal significativa da identidade, da cultura e das formas de vida do povo galego ao longo da história.
As medidas gerais de salvaguardar do património cultural inmaterial comprometem as administrações públicas, dentro das suas competências e disponibilidades orçamentais, a garantir a sua viabilidade, fundamentalmente a sua identificação, documentação, registro, investigação, preservação, protecção, promoção, valorização, transmissão e revitalização.
Em consequência, é conveniente proceder ao arquivo e à sistematización dos documentos e demais materiais relacionados com este património cultural inmaterial para poder ter uma compreensão mais eficaz e completa dele, e a sua difusão deve ser promovida, auspiciada e, na medida do possível, seria recomendable que se incorpore ao ensino tanto formal coma não formal. Um trabalho que supõe, aliás, apoiar a transferência de conhecimentos, técnicas e significados sem fixar ou fosilizar a manifestação, o que assegura a sua viabilidade e promove o estabelecimento de um marco social e comunitário que vai permitir uma constante recreação, valorização e transmissão do bem.
